O Escafandro e a Borboleta!

O Escafandro e a Borboleta (Le Escaphandre et Le Papillon, 2007) conta a história do editor da revista Elle, Jean-Dominique Bauby, que sofreu um derrame e acabou perdendo o movimento de todo seu corpo, com a exceção de um olho.

Eu lembro como esse filme foi aclamado pela mídia, ele chegou a ser nomeado a quatro Oscars e ganhou uma porção de outros prêmios. Sinceramente, eu não sei porque demorei tanto para vê-lo, talvez seja por ter dificuldade em ter acesso na época ou por nem saber sobre o que se tratava. Bem, resolvi ver e como todas as películas baseadas em fatos reais, ele é um pouco cansativo. Esse marasmo que você pode sentir ao ver filmes biográficos é normal, pois as pessoas não são obrigadas a ter tido uma vida cheia de ação  e muitas vezes os desfechos não são como queremos, esse é o mal dos filmes não fictícios.

A situação de Bauby é deveras sufocante e faz você questionar o que você tem feito da sua vida até agora, tendo em vista que a qualquer momento o acaso pode cruzar seu caminho. Não existem palavras para tentar explicar como deve ser a sensação de ficar preso em uma cama de hospital sem poder se movimentar. O longa é triste, mas a forma que é usada para abordar a história não vai te levar ao choro.

Eu vou ser honesta com vocês, dá para contar dos dedos das mãos os poucos atores franceses que eu conheço. Sendo assim, eu reconheci de vista os atores Mathieu Amalric, que interpretou o Jean-Dominique e a Emmanuelle Seigner, que fez o papel de Céline. Amalric trabalhou no O Grande Hotel Budapeste (2014) e Seigner em Piaf: Um Hino ao Amor (2007).

O diretor do longa é Julian Schnabel e como roteiristas temos Ronal Harwood e Jean Dominique Bauby (o filme se baseou no livro homônimo de Bauby, que ele escreveu após o derrame, usando apenas um olho para se comunicar).

Resumindo, a película é um pouco cansativa, mas eu diria que vale a pena assistir, principalmente se você gosta de filmes biográficos.

Nota:star_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_emptystar_rating_emptystar_rating_empty

Desejo a todos um bom filme e muita pipoca!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *