Limonada Suíça!!!!!

E ai pessoal, beleza?

Aposto que você deve estar se perguntando o que essa receita está fazendo dentro do site Náufragos de Sofá e eu vou ser honesta com você, eu resolvi abrir esse espaço chamado Papo de Náufrago com o objetivo de escrever qualquer coisa que eu ache maneira, qualquer coisa mesmo!!!!

Então nada mais gostoso do que uma receita de limonada. Olha, eu não sei vocês, mas todas as vezes que eu tento fazer uma limonada em casa tudo sai errado, ou ela fica muito azeda ou fica muito aguada, acho um horror! Sendo assim, hoje eu vou passar uma receita bem bacana de limonada suíça:

Ingredientes: 

3 limões sicilianos ou 4 limões taitis;

1 litro e meio de água com gás ou natural;

7 colheres de sopa de açúcar ou coloque a gosto; (Ou use leite condensado pra adoçar);

Algumas pedras de gelo;

Modo de Fazer:

-Lave bem os limões;

-Corte ele na vertical deixando dois pedaços, depois corte cada pedaço verticalmente de novo, tire os caroços e você vai perceber que ele ter um pedacinho branco dentro do limão, um fio branco. Você vai tirar esse fio com a faca porque ele pode amargar o suco. Depois corte horizontalmente cada pedaço em dois ficando no total oito pedacinhos. Repita isso com cada limão;

-coloque o limão no liquidificador junto com a água. Nada de encher o liquidificador até o topo, deixe uns dois dedos livres;

-Agora vai a dica principal, você não vai dar velocidade no liquidificador, você vai pulsar o limão algumas vezes até você perceber que a polpa se separou da casca e que os pedaços estão triturados, mas não muitooooo triturados; Para ser mais técnico, acho que eu dou uns seis pulsos de sete segundos cada, por exemplo, mas fica ao seu critério.

-Coe a polpa e coloque o suco que sobrou de volta no liquidificador com o açúcar a gosto e gelo (cuidado pra não colocar muito gelo e ficar aguado); Pode dar velocidade no liquidificador para que o gelo fique triturado e o açúcar se misture por completo.

-Pode servir em um copo bonito com aqueles canudinhos que dobram e uma rodelinha de limão do lado, sabe como é, cheio das frescuras só pra impressionar.

Obs: Eu acho que o suco fica absurdamente gostoso com a água com gás. Ele deve ser consumido no mesmo dia porque com o tempo ele acaba amargando demais. Se você ainda ficar com dúvida sobre a receita, aqui vai o link de um vídeo do Shoptime, que embora não siga as mesmas quantidades que eu coloquei, mostra direitinho como o corte deve ser feito no limão.

Quer deixar a limonada perfeita, aqui vão algumas dicas maneiras:

Tipos de Limonadas e Limões:

A limonada normal que você tem o costume de ver é aquela em que esprememos o limão e jogamos a casca fora. No caso da limonada suíça, ela é batida com a própria casca no liquidificador, essa é a sua principal característica.

Existem alguns tipos de limões, o verdinho que você encontra em todo o lugar e que é menor e mais barato é o limão taiti; outro limão que você pode encontrar é o limão siciliano, ele é mais caro, é maior, com a casca amarela e muito usado na culinária. Particularmente, eu achei que o limão siciliano combinou bem mais com a limonada, porque eu acho ele menos ácido e menos agressivo que o taiti.

Como escolher a fruta:

Algumas pessoas, que não tem o costume de fazer compras podem ficar um pouco perdidas na hora de comprar uma fruta, por exemplo. Então como saber se a fruta está boa pra finalidade que você quer dar a ela?  No caso do limão, primeiro observe a casca, se ela contém algum machucado ou se está apodrecendo. Segundo, o melhor limão é aquele que possui a casca um pouco mais fina e lustrosa, que dê para apertar e sentir que ele possui caldo. Isso é um pouco difícil de explicar, com o tempo você começa a ter certa intimidade com as frutas e só de colocar na mão e sentir a textura da casca e o cheiro você consegue perceber se ela se encontra no estado que você deseja.

Fatos Curiosos sobre o Limão:

Outra questão interessante, que eu li há muito tempo, mas que você pode pesquisar em algum lugar é o fato de que a maior concentração de vitamina C está na casca e não na polpa como se imagina. Outro assunto interessante e que você pode perguntar pros seus avós é o fato de antigamente o limão ser usado pra todos os tipos de mazelas, se você estivesse gripado, com problema no fígado, intestinal, etc. Sempre tinha uma receita com limão, por isso que antigamente não poderia faltar um limoeiro no quintal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *