14 Filmes sobre o Dia da Consciência Negra!!!!

De quem é essa voz que ecoa em todos os cantos do meu ser? É o sangue negro dos nossos antepassados que corre pelas veias!  

Não é uma data que nos define e sim a luta que traçamos todos os dias no caminho de nossa existência!

Tatiana Vieira, Negra.

Hoje é o dia da Consciência Negra e por isso eu resolvi fazer uma lista de todos os filmes que tratam sobre racismo, luta, esperança e liberdade. Essa lista não é só para vocês, é também para mim, porque alguns filmes eu ainda não tive oportunidade de ver, como A Cor Púrpura, A História de Rosa Parks, A Negação do Brasil e Mandela. No entanto, todos os que eu vi, conseguiram tocar a minha alma, principalmente pela dor que eles retrataram, não tem como não chorar diante de certas situações.

Desejo a todos excelentes filmes e muita pipoca!!!!

1-Selma (2014)

Sinopse: Selma conta a história do Pastor Martin Luther King Jr. e a marcha que ele realizou da cidade de Selma, Alabama até a Capital do Estado, Montgomery. Um dos principais objetivos dessa marcha era a conquista dos direitos eleitorais para os negros.

Elenco: David Oyelowo, Camen Ejogo, Giovanni Ribisi,Tom Wilkinson, Lourraine Toussaint, Cuba Gooding Jr.,Common,Oprah Winfrey,Tim Roth e Wendell Pierce.

Diretor/Roteirista: Ava DuVernay / Paul Webb.

Nota:star_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_full

2-Amistad (1997)

Sinopse: O navio espanhol La Amistad estava levando em seus porões dezenas de negros tirados da África, no entanto, eles conseguem fazer um motim e assumir o controle do navio. Ocorre que, eles são interceptados por um navio americano. Sendo assim, eles foram presos e serão julgados pelas mortes que ocorreram em consequência do levante. Nenhum deles sabe falar inglês o que dificulta saber o que realmente aconteceu. Como julgar essa situação, já que de um lado temos abolicionistas, do outro escravocratas e na terceira posição a Rainha da Espanha reivindicando a devolução dos escravos?

Elenco:  Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou, Matthew McConaughey, Anna Paquin, David Paymer, Pete Postlethwaite,Chiwetel Ejiofor e Stellan Skarsgård.

Diretor/Roteirista: Steven Spielberg / David Franzoni.

Nota:star_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_halfstar_rating_empty

3-Histórias Cruzadas (The Help, 2011)

Sinopse: Histórias Cruzadas se passa nos anos 60 e conta a história de mulheres negras que abdicaram de seus vidas para cuidar da casa e dos filhos da elite branca. Uma jovem escritora resolve contar a história dessas mulheres, o que causa revolta e indignação na sociedade.

Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Aunjanue Ellis, Cicely Tyson e Allison Janney.

Diretor/Roteiristas: Tate Taylor/Tate Taylor e Kathryn Stockett.

Nota:star_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_halfstar_rating_emptystar_rating_empty

4- A Cor Púrpura (The Color Purple, 1985)

Sinopse: A Cor Púrpura se passa no início do século XX e conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma menina que vê sua vida aos poucos sendo destruída e deteriorada. Sem as pessoas que ela ama ao seu lado, ela resolve descrever toda a sua tristeza e solidão em suas cartas.

Elenco: Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey, Denny Glover,Margaret Avery, Akosua Busia, Dana Ivey e Rae Dawn Chong.

Diretor/Roteiristas: Steven Spielberg/Alice Walker e Menno Meyjes.

Nota: Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas atualizo assim que puder.

5- 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, 2013) 

Sinopse: O longa se passa em meados do século XIX e conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um negro que nasceu livre, no entanto, por causa de um golpe ele acaba sendo capturado como escravo. Solomon perde o contato com sua esposa e filhos e passa por violências físicas e morais durante 12 anos.

Elenco: Chiwetel Ejiofor, Dwight Henry,Kelsey Scott, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch e Brad Pitt.

Diretor/Roteiristas: Steve McQueen/John Ridley e Solomon Northup (Escritor do Livro 12 anos de Escravidão).

Nota:star_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_halfstar_rating_empty

6- O Mordomo da Casa Branca (The Butler, 2013)

Sinopse: Conta a história de Cecil Gaines (Forest Whitaker), filho de escravos que acaba trabalhando nos serviços domésticos na casa grande. Com o tempo ele aprende boas maneiras e a melhor forma de servir. Gaines acaba trabalhando em um hotel e chega até a Casa Branca. Lá ele entra em contato direto com inúmeros presidentes e assim consegue ver todas as transformações políticas que os negros passaram ao longo de décadas.

Elenco: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, David Banner, Mariah Carey, Vanessa Redgrave, Aml Ameen e Clarence Williams III.

Diretor/Roteiristas: Lee Daniels/Danny Strong e Wil Haygood.

Nota: star_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_emptystar_rating_empty

7- Malcom X (1992)

Sinopse: O longa conta a história de Malcolm X (Denzel Washington) sua trajetória e sua vida conturbada até ele achar o islamismo e mudar as suas convicções religiosas.

Elenco: Denzel Washington, Angela Bassett, Delroy Lindo, Spike Lee, Theresa Raldle, Ernest Thomas, Wendell Pierce e Giancarlo Esposito.

Diretor/Roteiristas: Spike Lee/Alex Haley (Livro), Malcolm X (Livro), Arnold Perl e Spike Lee.

Nota: Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas atualizo assim que puder.

8- A Negação do Brasil (2000)

Sinopse: O documentário conta a história do papel do negro nas telenovelas brasileiras. Como ele era colocado em papéis estereotipados de classes mais baixas ou até mesmo com uma visão negativa como alguém sempre a margem da sociedade.

Elenco: João Acaiabe, Joel Zito Araújo, Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Lea Garcia,Zezé Motta, Maria Ceiça, Nelson Xavier, Walter Avancini, Maurício Gonçalves e Herval Rossano.

Diretor/Roteiristas: Joel Zito Araújo/ Joel Zito Araújo

Nota:Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas atualizo assim que puder.

09- Homens de Honra (Men of Honor, 2000)

Sinopse: Esse longa conta a história de Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) um militar que quer a todo custo realizar seu sonho de se tornar mergulhador. No entanto, ele precisará enfrentar todo o racismo que existe dentro da marinha. Será que ele conseguirá passar por todos os obstáculos para realizar seu sonho? (Esse filme é incrivelmente inspirador!)

Elenco: Cuba Gooding Jr., Charlize Theron, Robert De Niro, Hal Holbrook, Carl Lumbly, Glynn Turman e Aunjanue Ellis.

Diretor/Roteiristas: George Tillman Jr. / Scott Marshal Smith.

Nota:star_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_half

10-Tempo de Matar (A Time to Kill, 1996)

Sinopse: O longa conta a história de Carl Lee Hailey, cuja filha foi espancada e estuprada por dois homens brancos. Para se vingar, Hailey mata os dois homens dentro do tribunal. O caso deixa a cidade de Canton (Mississipi) em revolta. Será que Jake Tyler Brigance (Matthew McConaughey) conseguirá defender Hailey?

Elenco: Samuel L. Jackson, Sandra Bullock, Jevin Spacey,Oliver Platt, Matthew McConaughey, Ashley Judd, Donald Sutherland, Tonea Stewart, Kiefer Sutherland e Charles S. Dutton.

Diretor/Roteiristas: Joel Shumacher/ John Grisham e Akiva Goldsman.

Nota:star_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_fullstar_rating_empty

11-Mississipi em Chamas (Mississippi Burning, 1988)

Sinopse: O longa conta a história de dois agentes que vão investigar o desaparecimento, no Mississipi, de dois militantes dos direitos civis. No entanto, a segregação entre brancos e negros ainda é muito forte nos anos 60, com racismo e violência desenfreados.

Elenco: Gene Hackman, Willem Dafoe, Frankie Faison, Frances McDormand, Tonea Stewart e Pruitt Taylor Vince.

Diretor/Roteiristas: Alan Parker/Chris Gerolmo

Nota: Sinceramente, eu assisti esse filme há algum tempo e lembro que ele é bom, mas não tenho como colocar estrelas antes de revê-lo.

 

12- A História de Rosa Parks (The Rosa Parks Story, 2002)

Sinopse: Conta a história de Rosa Parks (Angela Bassett), uma costureira que virou símbolo da luta pelos direitos civis dos negros no Alabama. Nos anos 50, Parks se recusou a ceder seu lugar no ônibus a um branco  e esse fato foi conhecido como Boicote aos ônibus de Montgomery.

Elenco: Angela Bassett, Tonea Stewart, Afemo Omilami, Cicely Tyson,Charles Black e Peter Frances James.

Diretor/Roteiristas: Julie Dash/ Paris Qualles

Nota: Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas atualizo assim que puder.

13- Crash – No Limite (Crash, 2004)

Sinopse: O longa mostra as história de vários personagens, que acabam se intercalando em algum momento. Em meio a esse fato, várias questões de preconceitos sociais e étnicos são abordados.

Elenco: Terrence Howard, Ryan Phillippe, Beverly Todd, Sandra Bullock, Don Cheadle, Tony Danza, Keith David, Loretta Devine, Matt Dillon, Jennifer Esposito, William Fichtner, Brendan Fraser, Ludacris, Thandie Newton e Michael Peña.

Diretor/Roteiristas: Paul Haggis/ Robert Moresco e Paul Haggis.

Nota: Sinceramente, assisti a esse longa há algum tempo, lembro que ele não tinha me agradado tanto, mas eu o reconheço como uma boa obra cinematográfica. Para ser honesta, eu preciso ver o longa novamente para colocar as estrelas.

14-Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (Mandela: Long Walk to Freedom, 2013)

Sinopse: Esse longa conta a história de Nelson Mandela (Idris Elba), desde a sua infância até a eleição democrática para o cargo de Presidente da República da África do Sul. O filme mostra toda essa trajetória de Mandela, todo o sofrimento e paciência que ele teve em nome do direito dos negros sul africanos.

Elenco: Idris Elba, Naomie Harris e Deon Lotz.

Diretor/Roteiristas: Justin Chadwick/William Nicholson e Nelson Mandela (Autobiografia).

Nota: Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas atualizo assim que puder.

 

OBS 1: Esse foi apenas uma breve lista de alguns filmes marcantes sobre a luta dos negros ao longo de séculos, no entanto, existem mais alguns longas que você pode procurar caso tenha interesse sobre o tema: Conduzindo Miss Daisy (1989), A Outra História Americana (1998), Besouro (2010), Ali (2002), Hurricane: O Furacão (1999), Django Livre (2012), Duelo de Titãs (2000), Fruitvale Station: A Última Parada (2013), Adivinhe Quem vem para Jantar (1967), Vênus Negra (2010), Xica da Silva (1976), Preciosa (2009), Dorothy Dandridge – O Brilho de uma Estrela (1999), A Última Ceia (2001), Faça a Coisa Certa (1989), Quanto Vale ou É Por Quilo? (2005) e Belle (2013).

 

OBS 2: Pode ser que você não conheça, mas aqui no Brasil cresce cada vez mais a quantidade de sites e blogs que tratam não só de racismo como de outros assuntos como beleza, moda, feminismo e etc. Aqui vão alguns links: Geledés; 45 Blogueiras Negras de Moda; Blogueiras Negras; Negra Rosa; Beleza interior; e Revista Raça.

OBS 3: E o mais importante de todas as minhas observações!!!! Caso você seja vítima de racismo ou conheça alguém que sofreu, entre em contato com as autoridades, entre em contato com a polícia ou vá até a Delegacia de Polícia mais próxima de sua região; Você também pode ligar para o  Ministério Público de seu Estado para entrar com uma Ouvidoria; e caso o crime seja cometido pela internet, não esqueça de copiar o link e dar o print da página! Para mais informações entre nos sites:

www.brasil.gov.br 

www.al.sp.gov.br

www.cedenpa.org.br

www.mprj.mp.br

www.mpsp.mp.br

www.sdh.gov.br 

2 comentários

  1. Danielle Vital da Costa disse:

    Tati!!! Vi a maioria desses filmes e eles são excelentes (alguns, eu diria, são espetaculares!)

    Tem mais dois filmes que valeria serem vistos: Mãos Talentosas, que conta a história de uma mãe negra e pobre que batalha para criar seus dois filhos – e um deles se torna um brilhante neurocirurgião -, e Quase Deuses, que conta a história de um zelador de um hospital universitário que descobre o amor e o talento para a cirurgia cardíaca.

    Bjs, gatinha!!

  2. Tati Vieira disse:

    Que bom que você gostou do post!!!! Obrigada pelas sugestões!!!! Vou ver!!! Beijões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *